notícias
11/07/2020
LISTA: Relembre 10 goleiros que conquistaram títulos defendendo o Mecão




Pompéia, o Constellation: show sob as traves (Arquivo Público do Estado de São Paulo/Memória Pública/Jornal Última Hora)


A ideia de que um grande time começa por um grande goleiro, embora surrada, é inteiramente verdadeira. E a história americana apresenta excelentes jogadores na posição, inclusive nos momentos de glória.

O MecãoNet listou dez nomes da posição que já soltaram o grito de campeão pelo America em diferentes momentos da história do clube. Como a lista foi fechada em dez atletas, nem todos aqueles que levantaram taças aqui estão. 

Confira a listagem, que tem até arqueiros que disputaram a Copa do Mundo.


Marcos Carneiro de Mendonça
O primeiro goleiro da história da Seleção Brasileira, em 1914, foi campeão pelo Mecão. Sim, um ano antes, em nosso primeiro título, em 2013. Posteriormente, passaria boa parte da carreira no Fluminense, do qual foi presidente. Também foi escritor e historiador.



Joel
Assim como Marcos Carneiro de Mendonça, Joel (de branco, terceiro da esquerda para direita) foi outro arqueiro americano com participação relevante no escrete nacional. Campeão pelo America no Estadual de 1928, ele foi o goleiro do Brasil na Copa do Mundo de 1930, com três vitórias em quatro partidas. 



Pompéia
As poses espalhafatosas e a elasticidade consagraram o goleiro rubro, que ganhou o apelido de Constellation e outros como Ponte Aérea, Caravelle e Fortaleza Voadora. Fez 16 jogos da maravilhosa trajetória americana até o título carioca de 1960.

Ari
Predestinado, Ari (primeiro em pé à esquerda) deixou o Flamengo em 1958 para reforçar o America e participou decisivamente da campanha história do título de 1960. Foram sete jogos na competição, inclusive o duelo decisivo: a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no Maracanã.



Rogério
O paranaense, que veio do CEUB, de Brasília, foi formado no Grêmio. No Mecão, foi campeão da Taça Guanabara em time que tinha Luizinho, Edu e Alex juntos. No triangular final do Estadual, porém, foi criticado após falhas nos jogos decisivos.



Gasperim

O goleiraço gaúcho, que havia sido bicampeão brasileiro pelo Internacional, também marcou história no America. Em 1982, foi o titular absoluto do timaço que arrematou as inesquecíveis conquistas do Torneio dos Campeões e da Taça Rio.



Roberto
Carisma é pouco para falar de Roberto. O ex-vascaíno foi uma das principais contratações do manager Romário para Série B de 2009 e fez um baita campeonato. O título rubro foi tão incontestável como a segurança que o catarinense passava para companheiros e torcedores. 



Felipe 
Felipe Rocha fez história no Mecão ao ser titular da meta rubra de 2014 a 2018, com direito a dois títulos: a Série B Estadual de 2015 e a Taça Corcovado de 2017. Contra o Macaé, na Seletiva do Carioca 2018, em Nova Friburgo, ele alcançou 100 jogos pelo America. 



Rafael
Campeão brasileiro com o Fluminense, Rafael trouxe ao America toda a sua experiência e foi um líder importante para o jovem elenco americano durante a campanha do título da Série B1 de 2018. Gravou seu nome na galeria dos campeões rubros. 



Deola
O ex-palmeirense chegou ao America em 2019 e conquistou o carinho da torcida com ótimas atuações. Seguro em campo e firme nas palavras fora dele, Deola foi campeão da Taça Santos Dumont na Série B1 de 2019 e defendeu o Mecão também no Estadual de 2020.


Marcio Menezes



COMPARTILHE:
   facebook
© 2020 - MecãoNet. All Rights Reserved.