notícias
05/08/2020
LISTA: Confira quem vai disputar o Brasileirão 2020 e já passou pelo Mecão




Philip e Babi defendem Sport e Botafogo, respectivamente (Juliana Oliveira/AFC e Marcio Menezes)


America 1 x 1 Uberaba. Dia 22 de agosto de 2010. Sexta e última rodada do Grupo A7 da Série D do Campeonato Brasileiro de 2010. O Mecão, que precisava da vitória, parou nos 10 pontos e foi eliminado no saldo de gols pelo Rio Branco, do Espírito Santo. Acabava ali, ainda na primeira fase, a última participação rubra no Brasileirão.

É com tristeza que o torcedor americano lembra, de forma cada vez mais distante, do Campeonato Brasileiro. A temporada 2020 marca o pior hiato da história do clube em relação às competições nacionais: são dez anos da última disputa, número que vai piorar ano que vem, já que não teremos Copa Rio este ano e os representantes na Quarta Divisão de 2021 já estão definidos.

Quando lembramos das participações na elite, a melancolia é ainda maior: desde 1988 não temos o Mecão na divisão principal. Naquele ano, depois da covarde retirada do clube do Brasileirão de 1987, a Copa União, voltamos como convidados e não resistimos. Com apenas duas vitórias em 23 jogos, fomos rebaixados.

Nessa deprê, o MecãoNet traz personagens que têm o America em suas trajetórias na categoria profissional e irão disputar o Brasileirão 2020, que começa neste sábado, dia 8. Confira a lista:

1. Fernandão
O atacante do Bahia, de 33 anos, foi revelado no sub-20 do America. Na base, fazia dupla de ataque promissora com Assad, que também teve chances no profissional. O centroavante de área, porém, aproveitou bem a chance que teve em 2008. No Carioca, em meio a jogadores altamente experientes, como Maciel, Bruno Carvalho e Marco Brito, fez sete gols em 11 jogos. Foi exceção em meio a terrível campanha que levou o clube para a Segundona Estadual.

2. Paulo Victor
O goleiro do Grêmio, a exemplo de Fernandão, defendeu o Mecão em 2008. Chegou ao clube na virada da Taça Guanabara para a Taça Rio, emprestado pelo Flamengo com o zagueiro Niltão. Foi titular e ajudou o time a realizar campanha razoável no returno, mas insuficiente para evitar a inédita queda. Aos 33 anos, vai para a quarta temporada no Tricolor Gaúcho.

3. Werley
O zagueiro de 31 anos, tal como Fernandão e Paulo Victor, jogou no America em 2008. Werley veio por empréstimo do Atlético Mineiro junto com o volante Rodrigo Silva e, assim como os reforços vindos do Flamengo, só atuou no returno. Por sinal, foi muitíssimo bem, sendo utilizado pelo Galo já no ano seguinte. Atualmente defende o Vasco.

4. Philip
O atacante de 29 anos, criado na base do Náutico, é um dos reforços do Sport para o Brasileirão. Antes estava no modesto Afogados, também de Pernambuco. No America, foram duas passagens: uma na Copa Rio em 2015 e outra em 2017, no grupo que conquistou o acesso à Seletiva depois do vice-campeonato na Série B. Jogador de lado de campo, teve bons momentos e outros discretos com a camisa rubra.

5. Matheus Babi
O jovem atacante, 23, atualmente no Botafogo, deixou saudade no Mecão, pelo qual fez 12 gols na temporada 2019. Depois de vestir vermelho, ele jogou o Carioca 2020 pelo Macaé e agora defende o Alvinegro, pelo qual marcou o gol de empate no amistoso contra o Fluminense e no qual tem impressionado positivamente o técnico Paulo Autuori.

6. Vanderlei Luxemburgo
O Pofexô, hoje comandante palmeirense, já foi técnico do Mecão, você sabia? O multicampeão do futebol nacional, que já dirigiu até o Real Madrid, treinou a equipe em 1987.

7. Odair Hellmann
O técnico do Fluminense nunca foi treinador do America, mas já jogou no clube. Foi em 2005, durante o Campeonato Carioca. Na época, ele era apenas o volante Odair, que vinha de passagem pelo Internacional.

8. Felipe Conceição
Não era pelo nome e pelo sobrenome que o hoje técnico do Red Bull Bragantino era conhecido, e sim pelo apelido: Felipe Tigrão. Base do Botafogo, Felipe era um atacante de talento inegável, mas que sempre sofreu com lesões.

9. Maurício Souza
O auxiliar técnico do Flamengo, que dirigiu interinamente a equipe em alguns momentos, é jogador formado na base do America. Disputou o Carioca de 1997 no elenco profissional e foi treinado pelo Eterno Guerreiro, o nosso Luizinho Lemos. 

Marcio Menezes



COMPARTILHE:
   facebook
© 2020 - MecãoNet. All Rights Reserved.